QUEM SOMOS

Mensagem de União

 

Solidários, seremos união.

Separados uns dos outros, seremos pontos de vista.

Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.

Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que já nos encontramos honrados pela Divina Providência.

 

Bezerra de Menezes/F.C. Xavier

CONHEÇA A AME

A ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE ARAXÁ – AME, fundada em 28 de setembro de 1.963,  é uma associação civil científica, filosófica e religiosa, constituída em consonância com orientações da União Espírita Mineira e da Federação Espírita Brasileira, tem duração por tempo indeterminado e por fim:

 

  • unificar o movimento espírita do município, orientando sua prática, com base na Codificação Kardequiana;
     

  • congregar, por filiação, todos os Centros, Grupos e Instituições Espíritas do município e de municípios vizinhos, sendo o caso;
     

  • difundir, por todos os meios, a Doutrina Espírita, através palestras, encontros, simpósios, seminários, congressos, Internet, imprensa escrita, falada e televisiva, publicação de livros, jornais e revistas;
     

  • assistir às entidades filiadas, proporcionando-lhes o apoio necessário para a realização de suas atividades de estudo e divulgação doutrinários e de assistência social;
     

  • manter estreito entrosamento com órgãos unificadores regionais, estaduais e federais.

CONHEÇA O MOVIMENTO ESPÍRITA

“Um dos maiores obstáculos capazes de retardar a propagação da Doutrina seria a falta de unidade.”

Allan Kardec. In: Obras Póstumas. 1868

 

 

O Movimento de Unificação do Espiritismo no Brasil teve origem com a assinatura do Pacto Áureo em 5 de outubro de 1949 na sede da Federação Espírita Brasileira (então, situada no Rio de Janeiro).

O documento trazia as assinaturas de cada representante das entidades federativas espíritas estaduais propondo a unificação do movimento espírita em território brasileiro, maior diálogo e ações entre as regionais, além de conferir à FEB legitimidade como órgão unificador por meio do Conselho Federativo Nacional (CFN).

Dessa forma, cada estado possui sua federativa espírita com atribuição de organizar e representar as regiões que, por sua vez, congregam representações do movimento espírita nas cidades e municípios.

Em Minas Gerais, a União Espírita Mineira (UEM) por meio do Cofemg (Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais) se incumbe de organizar e representar o movimento espírita no estado. No total, são 12 regiões divididas, cada uma delas denominada Conselho Regional Espírita (CRE).

As CREs, por sua vez, são formadas pelas Alianças Municipais Espíritas (AMEs), que são formadas nos municípios onde existam, pelo menos, dois Centros Espíritas. Caso haja apenas um Centro no município e outro na cidade vizinha, ambos também podem formar uma AME.

Dentro de uma mesma cidade, os Centros Espíritas podem constituir um Conselho Espírita Municipal (CEM) que, entre suas atribuições, está a de eleger as AMEs.

Porém, ao considerarmos toda a Organização Federativa Estadual, a célula fundamental do Movimento Espírita em qualquer parte de Minas Gerais e do Brasil é o Centro (ou Casa) Espírita. Cada uma com suas particularidades, histórias, valores, culturas e programas de trabalho e evangelização.

O Centro Espírita, por mais distante, está ligado à Federação Espírita Brasileira através da União Espírita Mineira por seus órgãos unificadores acima mencionados.

Fonte: União Espírita Mineira - https://www.uemmg.org.br/cofemg/movimento-espirita

SOBRE NÓS

Órgão de unificação do Movimento Espírita em Araxá, a Aliança Municipal Espírita de Araxá - AME congrega atualmente quinze Centros Espíritas, promovendo encontros, feiras, seminários e outras atividades, promovendo a divulgação da Doutrina Espírita.

CONTATO
FALE CONOSCO
  • Instagram Social Icon

© 2018 por Aliança Municipal Espírita de Araxá - AME